Programa Vídeo Criar

O Instituto Criar rompe as fronteiras de seu estúdio escola e chega às escolas públicas e comunidades.

Em 2010, a convite da Secretaria Estadual da Educação e com o apoio de diversos parceiros do setor, o Instituto Criar desenvolveu uma metodologia para ser aplicada além dos muros de seu Estúdio – Escola voltada especialmente para alunos da rede pública de ensino. Batizada de Vídeo na Escola!, a oficina visou sensibilizar os jovens e o universo das escolas públicas para o potencial da produção audiovisual como ferramenta de educação e comunicação. Nos encontros, os estudantes aprenderam as técnicas básicas de produção de um vídeo e conceitos da linguagem audiovisual.

Na construção da metodologia das Oficinas Vídeo na Escola!, o Instituto Criar contou com a colaboração de organizações experientes na realização de oficinas de vídeo no ambient e escolar como a Oficina de Imagens (BH), Oficinas Tela Brasil (SP), Educativo Claro Curtas (SP/BA), Catú Filmes (SP), Oficinas Kinoforum (SP) e Ouroborus Cinema e Educação (SP). O piloto das Oficinas Vídeo na Escola! foi realizado em três escolas da rede estadual de ensino público, participantes do Programa Escola da Família: EE. Dr. Álvaro de Souza Lima (Jardim Savério – Centro Sul), EE. Maria Augusta de Ávila (Arthur Alvin – Zona Leste) e EE. Gal Humberto de Souza Mello (Taipas – Zona Norte). Todo o processo foi registrado e após sistematização das informações, nasceu (o Guia das Oficinas…) uma primeira versão do Guia das Oficinas Vídeo na Escola!, que apresenta a metodologia, com seus referenciais conceituais e traz um passo a passo para o desenvolvimento de oficinas de sensibilização para o audiovisual como ferramenta de expressão e educação, em 12 encontros.

O guia está disponível para download, podendo ser utilizado na íntegra, desde que não seja para fins comerciais.
Com os resultados positivos das oficinas Vídeo na Escola!, o Instituto Criar deu um passo adiante para aumentar o impacto social de seu trabalho, ampliando seu escopo de atuação. Em 2011, o Programa Vídeo Criar foi instituído formalmente, com duas frentes: Vídeo na Escola com oficinas desenvolvidas aos finais de semana, dentro do Programa Escola da Família, ou durante a semana, no contraturno escolar; e Vídeo na Comunidade) que oferece oficinas em organizações da sociedade civil, fortalecendo assim a rede de aliados sociais do Instituto Criar e garantindo mais uma oportunidade de desenvolvimento profissional e engajamento social a seus ex-alunos. Esses jovens, uma vez capacitados na metodologia, atuam como mediadores responsáveis por levar o audiovisual para as escolas públicas e ONGs parceiras, muitas delas em suas próprias comunidades.

Em 2011, o Video Criar foi aplicado em 10 escolas da rede estadual de ensino (EE.Charles de Gaulle, EE Maria Juvenal Homem de Mello, EE.Prof. Ascendino Reis, EE Prof. Jornalista Francisco Mesquita, EE Orestes Rosolia, EE Isaac Schraiber, EE Manoel Ciridião Buarque, EE Ministro Costa Manso, EE Brasílio Machado e EE João Solimeo) de diversos bairros da cidade e em 3 Organizações Não Governamentais (Espaço BM&F Bovespa, Fundação Julita e CENLEP), capacitando cerca de 140 jovens. Com a câmera na mão, moças e rapazes exercitaram olhares, experimentaram ideias e expressaram suas visões de mundo. O resultado foi muito bacana! No início de março, em um evento na sede do Instituto Criar, foi lançada a coletânea do Vídeo Criar, um DVD com vídeos produzidos pelos participantes,com dir eito a exibição na telona, sala cheia, pipoca e tudo mais.

O Instituto Criar acredita que, ao vivenciar o processo de produção de um vídeo e se apropriar de suas técnicas básicas, os jovens ganham um novo e importante instrumento de comunicação para expressar sua visão de mundo: o audiovisual.