Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

Processo Seletivo

Há 19 anos, jovens com idade entre 17 a 20 anos, moradores das cidades de São Paulo e Osasco e com renda familiar de até meio salário-mínimo participam do Programa de Formação em Audiovisual e Tecnologia com o objetivo de proporcionar oportunidades de aprendizado e trabalho como caminho para a conquista da independência e da realização pessoal. Mais de 2.625 jovens já vivenciaram esta experiência, multiplicando os resultados na sociedade com seus projetos e narrativas autorais.


Nossa proposta é um projeto de Educação Integral que visa oferecer formação nas áreas do Audiovisual e da Tecnologia, proporcionando acesso à diversidade cultural, reflexão do debate etnico racial, identidade de gênero, pessoa com deficiência, articulando oportunidades de ensino e aprendizagem, produção e inserção no mundo do trabalho, com uma jornada de formação multidisciplinar voltada às artes e à cultura e que estimula a produção criativa.


Todo jovem que estuda no Criar recebe alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e bolsa de trabalho no valor de 1 salário mínimo por mês para que o jovem possa se dedicar apenas aos estudos.
Confira abaixo os critérios do Processo Seletivo da Turma 20, que iniciará o ano letivo em fevereiro de 2024.


1- Residir nos municípios de São Paulo e Osasco há mais de dois anos – com comprovante de residência;
2- Ter entre 17 e 20 anos – especificamente ter nascido entre 15 fevereiro de 2004 e 31 dezembro de 2007;
3- Pertencer à família com renda per capita comprovada igual ou inferior a meio salário mínimo, ou seja, R$ 660,00 (valor base: R$ 1.320,00 salário mínimo no estado de São Paulo);
4- Não ter participado de outro projeto com bolsa trabalho por mais de 14 meses;
5 – Não estar trabalhando com carteira assinada e nem recebendo seguro desemprego no momento da inscrição;
6 – Ensino médio a concluir em 2023 ou já concluído (comprovado por diploma, declaração de conclusão ou que está para concluir);
7 – Ter o período das 09h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, livre para a frequência das atividades obrigatórias, tendo em vista o cumprimento da carga horária para a obtenção do certificado de conclusão;
8 – Ser indicado por um aliado social que são organizações sociais, espaços culturais, escolas, coletivos culturais ou veteranos das turmas 1 a 19.
9 – Aptidão para Audiovisual ou Tecnologia.


* Atenção: Para saber o valor da renda per capita você precisa somar os salários de todos que trabalham ou recebem rendas e dividir pelo número total de moradores da sua casa. Este resultado final corresponde ao valor per capita.

Galeria
de Fotos

Quero ser
Parceiro

O Instituto Criar acredita que a diversidade de parceiros e mecanismos de incentivo traz uma sustentabilidade financeira e executiva mais perene.

Queremos ser um espaço onde as empresas se encontrem nas suas razões de investir.