Prêmio Criando Asas

Uma iniciativa do Instituto Criar em parceria com o Instituto Asas, o Prêmio Criando Asas fomenta e viabiliza projetos que usam o audiovisual como ferramenta de transformação social com o objetivo de incentivar o protagonismo social dos jovens do Criar, que multiplicam o impacto social do Instituto com suas próprias mãos e câmeras.

Em sua sétima edição, dez grupos foram premiados e os jovens vencedores receberam R$ 5 mil para concretizar seus projetos, além de apoio técnico da Usina Criar, que disponibiliza estrutura e equipamentos como câmeras profissionais, kits de iluminação de set, equipamentos de áudio, software de animação, ilhas de edição e finalização de imagem e som aos jovens sem nenhum custo.

Educandos, egressos e seus amigos se juntaram e montaram cines-clube, debateram documentários, produziram jornal impresso, programa de TV, curta metragem de ficção, documentários, realizaram oficinas de fotografia e vídeos nas comunidades, além de mostras itinerantes de audiovisual e exibições de curtas-metragens.

E mais: todos os bastidores da implantação dos projetos são registrados, no melhor estilo making of, e as imagens editadas em um mini documentário que é veiculado nas redes sociais do Instituto Criar e distribuído para 600 organizações e lideranças públicas e privadas parceiras.

Desde seu lançamento em 2006, mais de 7.500 pessoas foram beneficiadas por projetos sociais criados e implantados pelos jovens premiados do Criando Asas.

Os projetos podem ser apresentados por grupos com pelo menos um aluno ou veterano do Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias. A participação de jovens atuantes em outras organizações sociais e em núcleos de produção independente é esperada e bem-vinda.

 

 

logo site