Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

Linha
do Tempo

• Em 2003, o Estatuto Social do Instituto Criar de TV e Cinema foi assinado. 

• Em 2004, a primeira turma formada por 100 jovens começa a frequentar o Programa de Formação Audiovisual. 

• Em 2005, ampliação para 150 o número de jovens atendidos anualmente pelo Instituto Criar. 

• Em 2006, o Instituto Criar amplia seus objetivos estratégicos para promover também o protagonismo juvenil e lança o Prêmio Criando Asas.

O Prêmio Criando Asas tem como objetivo incentivar o protagonismo social dos educandos e veteranos do Criar, que multiplicam o impacto social do Instituto com suas próprias mãos e câmeras. O Prêmio fomenta e viabiliza projetos que utilizam o audiovisual como ferramenta de transformação social. Por meio de edital anual publicado no site do INSTITUTO CRIAR, os projetos são apresentados e selecionados por uma banca de especialistas.

Cinco grupos receberam apoio financeiro para viabilizarem seus projetos além de utilizarem equipamentos e estrutura do Criar para realizar suas produções.

• Em 2007, Luciano Huck foi finalista do Prêmio Empreendedor Social, uma parceria do jornal Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, que tem como objetivo identificar líderes de cooperativas, empresas sociais (do setor privado e que distribuem o lucro em benefício da sociedade), ONGs e pessoas físicas que desenvolveram iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício da coletividade.  

• Em 2008, com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, uma equipe de professores da New York University, uma das instituições de ensino do audiovisual mais famosa do mundo, aterrissaram no Brasil especialmente para um intercâmbio no Instituto Criar, de 15 a 22 de agosto. 

Os professores convidados foram George Stoney, diretor de mais de 40 documentários, ativista pela democratização do audiovisual desde 1960, um dos professores mais respeitados na universidade; Carlos de Jesus, fotógrafo, produtor e diretor de documentários e ficção, com especial dedicação a projetos de intercâmbio cultural entre a África e as Américas, com diversos trabalhos exibidos em museus de todo o mundo e coordenador de um programa da NYU similar ao Criar; e Scott Bankert, escritor e diretor com trabalho focado nas questões da identidade frente ao cotidiano globalizado em que vivemos, com experiência anterior em trabalhos sociais no Brasil. 

Foi realizado um seminário de qualificação e troca de metodologia com os educadores do Instituto Criar e durante a semana guiarão atividades com os 150 alunos da ONG.  O maior objetivo é sensibilizar os jovens para a magia da produção audiovisual. Os professores provocarão os jovens a despertar para sua capacidade de criar, utilizando de toda a experiência de quem é titular de uma universidade reconhecida mundialmente. 

• Em 2010, o Instituto Criar ampliou a sua missão para dar mais vez e voz aos jovens com o audiovisual como ferramenta para ação social e expressão de diferentes visões de mundo. E inaugurou a Usina Criar.

A Usina Criar disponibiliza aos alunos e veteranos toda a estrutura necessária para a produção de vídeos autorais. Câmeras profissionais, kits de iluminação de set, equipamentos de áudio, software de animação, ilhas de edição e finalização de imagem e som estão à disposição dos jovens sem nenhum custo.

Os jovens também contam com o apoio de orientadores e técnicos voluntários, de veteranos a profissionais experientes do mercado, para tirar seu projeto do papel e realizar o produto audiovisual.

Documentários, videoclipes, curtas metragens, entre outros produtos, podem ser produzidos na Usina Criar. 

Em 2010, a convite da Secretaria Estadual da Educação e com o apoio de diversos parceiros do setor, o Instituto Criar desenvolveu uma metodologia para ser aplicada além dos muros de seu Estúdio – Escola voltada especialmente para alunos da rede pública de ensino. Batizada de Vídeo na Escola!, a oficina visou sensibilizar os jovens e o universo das escolas públicas para o potencial da produção audiovisual como ferramenta de educação e comunicação. Nos encontros, os estudantes aprenderam as técnicas básicas de produção de um vídeo e conceitos da linguagem audiovisual.

Com os resultados positivos das oficinas Vídeo na Escola, o Instituto Criar deu um passo adiante para aumentar o impacto social de seu trabalho, ampliando seu escopo de atuação. 

• Em 2011, o Programa Vídeo Criar foi instituído formalmente, com duas frentes: Vídeo na Escola com oficinas desenvolvidas aos finais de semana, dentro do Programa Escola da Família, ou durante a semana, no contraturno escolar; e Vídeo na Comunidade) que oferece oficinas em organizações da sociedade civil, fortalecendo assim a rede de aliados sociais do Instituto Criar e garantindo mais uma oportunidade de desenvolvimento profissional e engajamento social a seus ex-alunos. Esses jovens, uma vez capacitados na metodologia, atuam como mediadores responsáveis por levar o audiovisual para as escolas públicas e ONGs parceiras, muitas delas em suas próprias comunidades. 

Em 2011, em Nova Iorque, Luciano Huck foi homenageado no IX Jantar de Gala da Brazil Foundation pelo importante papel do Instituto Criar no terceiro setor.  

• Em 2012, o documentário “Cine Rincão”, inspirado na história e trajetória de vida de Paulo Eduardo, aluno da primeira turma do Instituto Criar, foi finalista do Your Film Festival do Youtube. 

O Festival Visões Periféricas divulgou a lista dos selecionados para a 6 edição. E dois vídeos produzidos pela Turma VII e um do grupo vencedor do Criando Asas foram escolhidos. O documentário Teste Escutar integra a mostra competitiva Visorama. Já animação 597 participa das mostras informativas (não competitivas). E o stop motion Carrossel está na mostra competitiva online Tudojuntoemisturado. 

• Em 2014, o Youtube Space estabelece uma parceira com o Instituto Criar e inaugura sua primeira unidade para o Brasil, mais especificamente na sede da ONG, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. A iniciativa seguiu os passos dos YouTube Spaces em Los Angeles, Londres, Tóquio e em Nova Iorque.

Por ocasião dos 10 anos de atividades, o Instituto Criar realizou uma pesquisa de impacto socioeconômico com os veteranos das quatro primeiras turmas. A pesquisa abordou questões sobre o mundo do trabalho, perspectivas de crescimento, protagonismo juvenil e questões socioeconômicas familiares. Pesquisa de Impacto – Clique Aqui!

Em comemoração aos 10 anos do Instituto Criar, foi lançado em circuito nacional o filme “Na Quebrada”, que retrata a história de 5 jovens que passaram pelo Programa de Formação. 

• Em 2017, o filme “Peripatéticos”, projeto vencedor do Prêmio Criando Asas e produzido e dirigido por Jéssica Queiroz, veterana do Instituto Criar, é exibido na mostra competitiva do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 

Em parceria com a Motorola, o Criar promoveu a mostra Arte na Rua, inteiramente produzida com trabalhos de veteranos e da Turma 14 para uma chamada criativa. O desafio da chamada era responder, por meio de fotografias, tipografias e ilustrações animadas, a pergunta ‘Como se reconectar com a vida real nas cidades?’. A exposição faz parte do projeto #hellocidades da Motorola que promove a reconexão das pessoas com as suas cidades por meio da tecnologia.

O evento contou também com a participação especial do Gerando Falcões, que lançará álbuns de novos artistas do funk, do rap, soul, MPB e gospel, gravados no Estúdio Moto. O cardápio musical traz os MC Ds, MC CK, Tito Honra, Maria Preta, Calebe, Yunei Rosa, Dayna Marques, Marci Santos e MCs pela Educação, entre outras atrações.

Para encerrar, os jovens da Turma 14 do Instituto Criar expressam sua voz, sua arte e seu talento com diversas intervenções como slam (batalha de poesia), música, rima, grafite, em um grande Sarau de fim de ano, além de apresentar suas produções desenvolvidas ao longo semestre. 

• Em 2020, o Instituto Criar encomendou uma pesquisa para Plano CDE com o objetivo de avaliar a Mobilidade Social entre os jovens formados pela instituição.

Os dados revelam que mais de 80% dos jovens formados estão trabalhando na área.

Depois de 2 anos de formado, em média, a renda familiar aumenta em quatro vezes; 21% deles se tornaram educadores (dentro da realidade de um país que nem 2,5% da população sonha em ser professor); 25% abriram uma organização social; 45% fazem parte de um coletivo audiovisual periférico e conseguem realizar trabalhos autorais, com autenticidade e revelando o potencial dessa identidade nas novas imagens e narrativas que consumimos no mundo. Todos os dados coletados estão no link abaixo.

Criar Completo Final – Clique Aqui

Por conta da pandemia da Covid 19 e medidas de distanciamento social, o Instituto Criar em parceria com o Projeto Paradiso e Spcine, lançou o Projeto Curta em Casa, iniciativa de fomento ao audiovisual, ofereceu bolsas de R$ 3 mil para os realizadores de 200 curtas-metragens e formações profissionais à distância. Entre as mais de 980 inscrições vindas de toda a cidade, foram produzidas 200 visões do isolamento social que inspiram e retratam os diferentes aspectos da pandemia de Covid-19 nas periferias de São Paulo. Após quase dois meses de projeto, foram produzidos 71 filmes de ficção, 62 documentários, 51 de gênero híbrido, experimental ou videoarte, nove animações e seis videoclipes. Os 10 mais votados pelo público foram exibidos no Programa Especial do Curta em Casa no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, além de contarem com uma sessão exclusiva no Drive-In Paradiso, em São Paulo.

A partir desse material, três roteiristas e montadoras costuraram a série intitulada 40m², com 4 episódios, que estreou em dezembro de 2020 na Globoplay.

• Em 2021, o Instituto Criar amplia seu Programa de Formação e inclui Tecnologia no currículo.

• Em 2022, O Instituto Criar foi o órgão responsável pelo desenvolvimento da metodologia da jornada de formação e pela articulação da rodada de negócios do programa do Amplificacine, que tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo de coletivos periféricos do setor de audiovisual, além de impulsionar novos negócios e criar pontes de relacionamento com os principais agentes do mercado por meio de rodadas de negócios. É uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, e executada pelo Instituto Criar.

• Em 2023, com o objetivo de contribuir para um mercado audiovisual mais diverso e plural e para o protagonismo de jovens de diferentes etnias e gêneros, o Instituto Criar, em parceria com a Disney, lança plataforma de rede de talentos com foco em nova geração de contadores de histórias e profissionais do audiovisual provenientes das periferias da cidade de São Paulo e Osasco, por meio da campanha Vozes Diversas.

• Em 2024, o Instituto Criar, inclui o Núcleo de Roteiro, somando-se aos outros seis, em seu Programa de Formação Audiovisual + Tecnologia

Galeria
de Fotos

Quero ser
Parceiro

O Instituto Criar acredita que a diversidade de parceiros e mecanismos de incentivo traz uma sustentabilidade financeira e executiva mais perene.

Queremos ser um espaço onde as empresas se encontrem nas suas razões de investir.